Copyright 2019 - Custom text here

Eventos

Motta lutou contra as forças nazistas em solo italiano durante a 2ª Grande Guerra

Antonio na Motta, pracinha da Força Expedicionária do Brasil e um dos últimos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial residentes em Araraquara, morreu nesse domingo.
O falecimento foi comunicado no grupo de Whats do 56º Núcleo MMDC de Araraquara pelo Subtenente Marcos Camargo.
Antonio da Motta costumava ser o orador dos ex-pracinhas em eventos que lembravam a participação brasileira no conflito, normalmente realizados no Monumento aos Pracinhas de Araraquara, localizado na sede do Tiro de Guerra 02-002, de Araraquara.
Motta também era presença constante nas solenidades do 9 de julho, realizadas no monumento ao Soldado Constitucionalista, localizado na Avenida Bento de Abreu.
Em um desses eventos, Motta tomou a palavra e emocionou a todos ao se lembrar de um longínquo dia, em solo italiano, quando os sinos das igrejas da pequena cidade ocupada pelas forças brasileiras repicaram em aviso a um ataque das forças alemãs.
“Foi um dia tormentoso, de horror, com muitas perdas em nossas fileiras”, lembrou. O ex-pracinha sempre lembrava em suas falas que ao retornar ao Brasil depois da Guerra não encontrou seu pai, falecido 30 dias antes de sua chegada.
“Minha mãe, ao me ver, desmaiou e eu a levei nos braços para casa. Quando ela voltou a si, percorreu toda a casa de joelhos agradecendo a Nossa Senhora pelo filho que, para ela, estava renascendo e voltando aos seus braços”, lembrou.
Aos 96 anos de idade, Antonio da Motta estava internado e segundo informações teve falência múltipla dos órgãos. 

Núcleo MMDC de Araraquara realiza primeiro evento nesta segunda-feira, 22

Denominado “Heróis de Araraquara”, o 56º Núcleo MMDC criado no estado realiza ato em comemoração ao 23 de maio, inaugura museu e atuará para perpetuar a memória dos araraquarenses que lutaram pela constitucionalização do País na Revolução de 1932
Fundado em Araraquara por abnegados policiais militares no dia 29 de novembro de 2016, o 56º Núcleo do MMDC de Arara­quara segue se organizando e já conta com agenda cheia para este ano.

Contando atualmente com 13 membros em sua diretoria, o MMDC local alinhou suas ativi­dades com a organização esta­dual, e organizará eventos nas três datas que marcam o movi­mento revolucionário de 32: 23 de maio (dia em que morre­ram Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, os quatro mártires da Revolução, assassinados por agentes da ditadura de Getúlio Vargas, e que emprestaram as ini­ciais de seus nomes para a criação do MMDC); 9 de julho (data da deflagração da do movimento Re­volucionário de 1932, que levou milhares de paulistas aos campos de batalha pela constitucionaliza­ção do País); 2 de Outubro (últi­mo dia da Revolução de 32).

Nas três datas, de acordo com o definido em conjunto pela dire­ção do MMDC local com a direção estadual, o organismo terá eventos em Ara­raquara.

No dia 22 de maio o Núcleo da cidade lançará um concurso de redação nas escolas estaduais da cidade, cujo tema será a par­ticipação de araraquarenses na Revolução -, além de inaugurar para o público o Museu “Heróis de Araraquara”, que está sendo mon­tado nas dependências do 13º Ba­talhão da Polícia Militar.

O evento acontecerá na sede do 13º Batalhão de Araraquara e contará com a presença do presidente do MMDC do estado, Cel Ventura, autoridades civís e militares, além de convidados.

A direção estadual do MMDC informa através de convide enviado na última semana que serão homenageados civís e militares que tenham prestado serviços relevantes pela perpetuação da memória das causas de 32 e serviços relevantes em prol da sociedade,

Ainda como parte dos eventos que marcam sua criação na cida­de, o MMDC local encaminhou entendimentos com a Agência dos Correios para o lançamento de um Selo Comemorativo. A arte já foi aprovada e o selo está em fase de confecção e impressão. O lançamento do Selo Comemorativo, porém, não acontecerá no evento deste dia 22 de maio, e ficará para outra oportunidade.

Mas não é só, e entrou no ar neste final de semana o Portal da entidade: www.mmdcararaquara.com.br -, bem como a Fan Page do Núcleo: Mmdcararaquara -, com muitas informações e notícias sobre as atividades do grupo.
Serviço:

Cerimônia de inauguração do 56º Núcleo do MMDC “Heróis de Araraquara”
Local: Sede do 13º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Hoário: 10 hs

 

Próximos eventos:

7 de Julho

2 de Outubro